Tel. (11) 99936-8171

© 2019 VCS2 Pro. 

 

A gestão de um processo de negócio é uma forma estruturada de analisar os processos existentes na  empresa e continuamente desafia-los para implementar melhorias e tornar o trabalho mais eficaz. Um processo é uma sequência de atividades que são traduzidas em um objetivo de negócio.  Por exemplo, o processo de gerir os pedidos de compra que sua empresa recebe. Nesse caso , o objetivo de negócio é atender os clientes de maneira eficaz respeitando as regras de negócio estabelecidas. Se o processo é bem executado ganham a empresa que faz a execução da maneira mais eficiente e o cliente que tem o seu pedido atendido de acordo com suas expectativas.  Nesse caso, o processo contém todas as atividades desde a geração do pedido até a entrega do produto ou serviço ao cliente.

 

Entendemos que não existe uma única fórmula de gerir um processo de negócio. Cada empresa tem suas particularidades, sua cultura e suas regras de negócio. Além disso em um ambiente de negócio extremamente volátil os processos não são estáticos. Colaboradores mudam. Novas tecnologias são disponibilizadas. A organização muda. É preciso fazer gestão. Do contrário não serão obtidos os resultados esperados.

Outro aspecto importante é a correta definição dos indicadores que vão medir o desempenho da eficiência/eficácia do processo. A frase de Demming "Não se gerencia o que não se mede" continua atual.